
O INÍCIO DA CONGREGAÇÃO
A iniciativa de instalar uma congregação da Igreja Presbiteriana Ebenézer de São Paulo em Mairiporã nasceu no coração dos irmãos Adília e Samuel de Góes, que ao se mudarem para Mairiporã perceberam que havia ali uma oportunidade de plantar uma nova igreja. Quando visitados pela Igreja Presbiteriana Ebenézer de São Paulo, por meio da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF) e da União Presbiteriana de Homens (UPH), Adília e Samuel comentaram a respeito do seu desejo com o Sem. Ronaldo Bandeira Henriques. Assim, a ideia da Congregação começou a ganhar corpo com o empenho desses irmãos, apoiados pelo Conselho da Igreja. Assim, a comissão formada pelos presbíteros Hipérides, Adilson Neves, Luiz Carlos de Oliveira e Sem. Ronaldo, iniciou a busca de um imóvel para locação.
Em 16 de março de 1997, no domingo à tarde, foi realizado, em praça pública, o primeiro culto da Congregação, contando com a presença de irmãos de outras denominações, além de membros da Ebenézer e da população em geral. Foi mensageiro o Rev. Onézio Figueiredo, participando também o Coral Ebenézer e o Conjunto Vocal da Mocidade Ebenézer. A primeira reunião no endereço da Congregação, na Rua Leonor de Oliveira, nº 56, aconteceu em 18 de março, terça-feira, com Adília, Samuel e três visitantes, totalizando cinco pessoas. Em 23 de março, domingo, já constavam seis pessoas: Adília, Samuel, Sem. Ronaldo, Ádila e os filhos, Diego e Jonatas. No domingo seguinte, o total passou para onze, estando presentes os irmãos Valdeir, Leonice e seus filhos, Laís, Rafael e Rebeca.
A primeira celebração da Ceia do Senhor ocorreu em 20 de julho de 1997, com a presença de 40 pessoas e a mensagem ministrada pelo Rev. Rinaldo Assunção. A partir desta data, a Santa Ceia foi servida aos quartos domingos de cada mês pelo Rev. Rinaldo, e em 1998 pelo Rev. Onézio e Rev. Heber Carlos de Campos, intercaladamente. O culto de Natal de 1997 foi enriquecido pelo coral da Congregação, do qual crianças e adolescentes também participaram, sob regência do irmão Brizolla, com o tema “Os personagens do Natal encontram Cristo”.
DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO
Seguiu a Congregação em pleno desenvolvimento, com trabalhos regulares, conforme a seguinte programação: Escola Bíblica Dominical pelas manhãs (desde 03 de agosto de 1997), inclusive com classe de doutrina; culto vespertino aos domingos e reunião de oração às terças-feiras. A primeira reunião da Mesa Administrativa da Congregação Presbiteriana de Mairiporã aconteceu em 1 de setembro de 1998, às 21h30, sob a direção do Presb. Adilson Neves, estando presentes os demais membros da Comissão: Samuel de Góes e o Sem. Ronaldo.
No ano de 2000, a Congregação mudou seu endereço para a Rua José Maurício da Rocha, nº 136 – Centro, sob o pastorado do Rev. Ronaldo Henriques. Em 2002, a Congregação passou a ser pastoreada pelo então Rev. Fabiano, permanecendo assim até o ano de 2004. Neste período, foi organizado o primeiro “Abrace Mairiporã”, em 4 de abril, pelo irmão Gustavo Ássi, Rev. Fabiano e Samuel de Góes, recebendo menção honrosa da Câmara Municipal da cidade.
No ano de 2005, o Rev. Filipe Fontes assumiu a Congregação, ainda como licenciado, permanecendo à frente do trabalho na Rua Brasil, 82 – Centro, até o ano de 2009. A partir de 2008, o Rev. Filipe contou com o auxílio do então Sem. Wilson Penalva. Neste período, por iniciativa do Rev. Filipe e dos irmãos Paulo Roberto Vilalta e Paula Boni Vilalta, iniciou-se o trabalho de educação cristã para as crianças do Jd. Fernão Dias, que começaram a frequentar a Escola Bíblica Dominical, na época sob a superintendência da irmã Dorinei Senna Bonora. Com a saída do Rev. Filipe, em 2010, a Congregação passou a ser pastoreada pelo Sem. Wilson Penalva, com o auxílio do Rev. Daniel Freitas Albuquerque (de 2013 a 2014) e Rev. Tarcísio Carvalho (2016).
CONSTRUÇÃO DA SEDE E ORGANIZAÇÃO
O Conselho formado pelo Rev. Márcio Roberto Alonso e pelos presbíteros Luiz Carlos, Jeder José Ássi, Adailton S. de Oliveira, André Luiz Fonseca, Marcelo de Almeida, Eudivan B. de Souza, Márcio Izar B. de Souza e Daniel Ribeiro Gomes aprovou uma verba inicial para a obra da construção da sede da congregação, sob a administração do Presb. Marcelo e acompanhamento do engenheiro Presb. Jeder e da arquiteta Roselene da Silva Porto Penalva. Após 22 anos desde a formação da Congregação, em 23 de agosto de 2019, a construção do prédio da igreja teve início com a terraplanagem.
Em 31 de agosto de 2019, às 17h, a Congregação reuniu-se pela primeira vez no seu terreno para prestar culto de gratidão ao Senhor. Estiveram presentes 43 pessoas, e o mensageiro foi o Rev. Wilson Penalva. No dia 28 de setembro de 2019, às 15h, a Congregação realizou o Culto da Pedra Fundamental, com a participação dos irmãos da igreja-mãe. No dia 3 de janeiro de 2021, a congregação passou a reunir-se em sua nova sede, localizada na Rua Hisashi Teramoto, nº 20, agora sob o pastoreio do Rev. Weinne Santos.
No dia 23 de abril de 2023, reuniram-se os membros da congregação, juntamente com a comissão instituída pelo Presbitério Centro Norte Paulistano, para organização da nova igreja. Após a Assembleia Extraordinária, onde procedeu-se a eleição dos oficiais, celebrou-se o culto solene, com a ordenação e instalação dos presbíteros e diáconos da nova igreja; sendo assim organizada a Primeira Igreja Presbiteriana de Mairiporã.